35.2 C
Santa Catarina
22/01/2025

Argentinos são maioria entre turistas estrangeiros no verão de SC

Mais lido

De cada 100 turistas que vieram veranear em Santa Catarina nas primeiras duas semanas deste ano, 27 eram estrangeiros e, desses, 22 eram da Argentina. Foi isso que apurou pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio SC). Nesse mesmo período do ano passado, os Hermanos eram 10% dos estrangeiros nas praias do estado.

É por isso que o idioma espanhol tomou conta de muitos ambientes da região este ano. Além de Argentinos, SC está recebendo também chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos, panamenhos e portugueses, entre outros visitantes internacionais.

Esse crescimento de 120% de argentinos tem como razão principal a economia. Enquanto o custo de vida na Argentina está alto devido a medidas ainda de ajuste econômico do governo de Javier Milei, no Brasil está baixo porque a moeda brasileira está desvalorizada frente ao dólar. No verão passado, menos argentinos viajaram também porque o seu país enfrentava maior crise econômica.

Com presença maior de famílias vindas principalmente com automóveis, os hermanos são 81% dos estrangeiros de férias em SC. Mas o número é maior porque neste verão houve acréscimo no número de voos diretos de SC para diversas cidades do exterior. Nessa lista estão Santiago, Buenos Aires, Rosário, Córdoba, Assunção, Montevideo, Lima, Lisboa e Panamá.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni, além da visita de mais estrangeiros, está acontecendo um aumento no gasto médio por pessoa do exterior. No ano passado ficou em R$ 8.416 por turista e, neste ano, subiu para R$ 11,532, o que representa um crescimento de 27%.  

– Os argentinos voltaram com tudo. Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando havia a paridade entre o peso e o dólar, o que fazia com que eles tivessem grande poder de compra e lotassem todos os anos o nosso litoral – lembrou Hélio Dagnoni.

A propósito, durante vários anos, os argentinos eram 23% dos visitantes nas praias de Florianópolis. É praticamente a mesma média deste verão.

- Advertisement -spot_img

Leia mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Noticias